quarta-feira, 15 de junho de 2011

Família Bordignon

Olá, estou criando esse blog com um objetivo ganancioso: recriar a árvore genealógica presente no livro Família Bordignon, escrito por Euclydes Bordignon.
Atualmente temos muito mais recursos para poder reunir todos os dados dos presentes no livro, a última edição foi liberada em 1996, e após o falecimento do Sr. Euclydes Bordignon, não tivemos mais notícias da continuação do seu trabalho. Portanto estou propondo a utilização da ferramenta do site www.myheritage.com.br para construirmos e atualizarmos de forma colaborativa a árvore presente no livro.

O meu ramo é o Ramo L, vocês podem me encontrar na última página desse ramo, o número que aparece em frente de cada pessoa é único em relação ao ramo, meu número é o 55. E vejam, meu nome está escrito incorretamente, meu Luis é com S. Recentemente eu consegui traçar todo o caminho até Pietro Bordignon, o número 1 do ramo L, descobri sua cidade de nascimento e casamento na Itália, achei muito interessante conhecer essas informações, e ficaria mais feliz ainda em reunir todas as informações da árvore da família.

O porém da ferramenta que eu proponho pra podermos recriar a árvore é que na versão gratuita temos um limite de 250 indivíduos, para termos uma árvore de tamanho ilimitado, teríamos que pagar uma taxa bienal de 180 dólares, que, pelo conversor do google, representa R$ 286 reais, ou seja pouco menos de R$12 por mês. A vantagem é que identificadas as pessoas dispostas a ajudar, eu posso cadastrá-las no site para colaborar com a criação da árvore, distribuindo o trabalho e mantendo sempre atualizado, além de ser uma ferramenta muito interessante e interativa, é possível inserir diversos tipos de dados e fotos das pessoas que fazem parte da família.

Bom precisamos identificar então pessoas que possam ajudar a construir a árvore, além de pessoas dispostas a ajudar financeiramente a pagar o primeiro biênio da árvore. O endereço da árvore genealógica do meu ramo é http://bordignonbrasil.myheritage.com.br , nela já está contida a linha direta de mim até meu trisavô paterno, a qual a história (meio esburacada e não tão certa) irei apresentar abaixo:

Pietro Bordignon nasceu em San Zenone Degli Ezzelini em 02/mar/1853, foi registrado na paróquia de "San Zenone Vescovo e Martire" (que tem afrescos de Noé Bordignon, artista conhecido na região do Veneto), em 27/dez/1877 se casou com dona Orsola Vettorello ( Ursula Victorelli em alguns cartórios do Brasil) nascida em Riese Pio X também na província de Treviso, eles casaram e tiveram filhos em San Zenone, o que, pelo que li em algum site de cidadania italiana, não era muito comum na época, era mais comum o homem se mudar para a cidade da moça.

Seus filhos nascidos na Itália foram Angelo Giovanni, Giovanni, Catterina e Maria, a família emigrou para o Brasil no fim de 1887 e chegou em Santos em 23/Jan/1888. Maria a filha mais nova tinha um ano de idade quando chegou ao Brasil, existe uma lenda no nosso ramo de que ela teria nascido no navio de tão nova que chegara, mas pelos dados que consegui ela nasceu na Itália mesmo. Outra informação interessante é que os nomes da família constam em uma lista de emigrantes da Comune de Castello di Godego, ou seja, eles iniciaram sua jornada nessa cidade, muito provavelmente era a cidade de onde a caravana dos imigrantes partiu para o porto de Gênova, essas cidades são vizinhas, ficam 12km de distância entre si. A família se estabeleceu na região de Campinas que é onde grande parte dos descendentes vive até hoje.

Espero ter despertado algum interesse no leitor deste post, quem sabe podemos levar essa ideia gananciosa pra frente, por favor colaboradores em potencial, comentem neste post pra podermos dar o pontapé nesse projeto. Abraços e boa sorte pra gente!

27 comentários:

  1. Fernando, que coincidencia! Sou Bordignon de mogi mirim, sao paulo, e meu tataravo nasceu em Riese Pio X! Ele se chamava Angelo Bordignon, filho de Sebastiano e Catterina, casado com Luigia Conte. Eles vieram para o Brasil em 1893...meu email eh cadu.martinez@gmail.com ! Me escreve para trocarmos mais informações!! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Chamo-me Cláudio Emanuel Pietrobon. Tenho como ascendentes paternos a minha finada avó Maria Bordignon Pietrobon, esposa de meu finado avô Antonio Pietrobon. Pais de meu finado pai Zaury Antonio Pietrobon. O meu avô veio da Itália, como imigrante, no final do século XIX, com os pais e irmãos, aos 5 anos de idade e radicou-se em Cerquilho-SP, posteriormente Tietê-SP e por fim São Paulo-Capital. Casou-se aos 17 anos com Maria Bordignon, brasileira, também filha de imigrantes, na época com 15 anos de idade. Tiveram 9 filhos. Na década de 40 investiu em terras e em comércio no Norte do Paraná e trabalhava na Capital de São Paulo em compras e os 3 filhos homens mantinham Lojas de Secos e Molhados nas cidades de Cambé, Jaguapitã e Maringá-PR. Em meados dos anos 60 repassou o controle do comércio para os filhos e nesta época dedicou-se à Pecuária, residindo em Maringá-PR. No final dos anos 80 faleceu e em seguida minha avó também faleceu. Meu pai casou-se com Neuza Botter Chaves, descendente por parte de pai da Família Brandão, oriunda de Jaú-SP. O estabelecimento comercial da Família Pietrobon denominava-se Casa Paratodos. Em anexo a foto da Casa Paratodos à epoca da sua fundação. Seguem também links do blog Maringá Histórica e os links dos sites da genealogia da Família Pietrobom (Patriarca Bisavô Luigi Pietrobon) e da Família Brandão (Patriarca Tetra-avô Francisco Brandão).

    http://maringahistorica.blogspot.com.br/

    http://www.pietrobom.com/

    http://web.sercomtel.com.br/brandao/

    Grande Abraço.

    Cláudio Emanuel Pietrobon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Td bem? Espero q sim. Vc tem o nome dos pais de Maria Bordignon, que casou -se com Seu avô. Tudo está me levando a crer q seja a irmã de minha finada bisavó. Qquer coisa aguardo contato seu no email kathya_melo@hotmail.com. agradecida

      Excluir
  4. Oi. Estou em busca de um exemplar do livro "História da Família Bordignon" de Euclydes Bordignon. Provavelmente não haja exemplar a venda, pois estou pesquisando há um bom tempo na internet e não encontrei nenhum sinal positivo. Meu nome é Elton José Bordignon e meu e-mail é elton.jb@hotmail.com ou eltonbordignon@gmail.com
    Se alguém tiver qualquer informação que possa me ajudar, por favor, envie para o e-mail acima.
    Ainda, se alguém possuir um exemplar, peço encarecidamente que envie-me escaneada pelo menos a parte inicial onde conta a história da família.
    Desde já agradeço.
    Auguro felicità a tutti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o livro em Palotina PR. Atualmente moro do Paraguay mais sou neto do Beijamin Bordignon. Me adiciona meu whaWhats e vou dar um geito de conseguir o livro para você.

      Excluir
    2. Olá, sou Sandra bordignon do ramo g do livro da família. Moro em Sarandi/RS e quem possui o livro é a própria filha do Sr.Euclydes Bordignon, Laura Bordignon, mora em Passo Fundo/RS.

      Excluir
    3. Olá Sandra. Meu avô também era do ramo G, Antônio Bordignon (66), filho de Domingos (10). Meu avô tinha um irmão chamado Benjamin, acaso era seu avô? Estou à procura de familiares que tenham feito ou ao menos iniciado o processo de cidadania italiana e possam me dar dicas de onde encontrar as certidões de meu trisavô, Andrea Bordignon (2). Abraço!

      Excluir
  5. Olá boa noite!! Gostaria de contato contigo pra saber mais informações sobre Maria Bordignon, filha e sobrinha de Pietro na sua árvore.... estou a procura de uma Maria Bordignon na minha árvore Obrigado email: thiagoyb@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sou do ramo Bordignon que inicialmente veio para Curitiba-PR no século XIX. A mãe do meu avô materno (1906) chamava-se Albina Bordignon (casou-se com Carlo Previdi) e nasceu em Pádua no séc. XIX. A história é que a nona Albina teria sido "deserdada" pela família.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome Ângelo Antonio bordignon Neto, filho de Adilson bordignon, Neto de Angelo Antonio bordignon, se alguém souber mais sobre essas pessoas vai no meu zap 989494022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Qual eh o ddd ? Meu número eh 19 994422245 Campinas SP

      Excluir
    2. Oieee, você é filho do tio Adilson, meu primo de primeiro grau, já que Adilson é irmão do Elito, meu pai.

      Excluir
  8. olá como faço pra obter este livro da Familia Bordignon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procura pelo Facebook Laura Bordignon, filha do Sr.Euclydes Bordignon que escreveu o livro. Ela mora em Passo Fundo/RS. Ela tem os livros, faz contato com ela.

      Excluir
  9. Também gostaria de adquirir o livro!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de localizar descendentes dos Bordignon de Padernnello di Paese, Treviso.

    ResponderExcluir
  11. Sou Renan Bordignon moro atualmente em Salto del Guaíra Paraguay. Mais sou neto do Sr. Beijamin Bordignon natural do Rio grande do sul e veio a viver com seus 10 filhos em Palotina Paraná.

    Meu ZAP é +595984993622

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Sandra Bordignon, moro em Sarandi/RS. Meu avô é Benjamin Bordignon, natural de tapejara/RS. Pertencemos ao ramo G da família.

      Excluir
  12. Não sei de qual ramo sou...mas o pai do meu avô Alberto, se chamava Sebastiano Bordignon e chegou ao Brasil clm seu irnao Pietro Bordignon...aqui ele se casou com Angelica Giuso...

    ResponderExcluir
  13. Cara meu pai "Jardel Bordignon" me contou que o pai dele "Hélio Luis Bordignon" estava no livro citado
    Sou Benjamin Arruda Bordignon

    ResponderExcluir
  14. Quero entrar no grupo. Favor me orientar

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é João Lucas de Sousa Bordignon, filho de João Bordignon de Godoi , neto de Aparecida Bordignon

    ResponderExcluir